quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Beleza


O nosso olhar fixa-se constantemente na beleza. É difícil resistir á beleza.
Desde sempre que as civilizações lhe deram um lugar de destaque. Encontramos na mitologia grega a deusa da beleza, Afrodite, a que os romanos chamaram Vénus representadas de diversas formas.
Platão considerou a beleza como uma ideia acima de todas as outras ideias. Aristóteles defendeu a relação entre o belo e a virtude.
O que é a beleza?
Apresenta-se multifacetada, a beleza interior, a beleza, exterior, a oculta, a rara, a pura, quer no masculino, quer no feminino.
É raro ouvir dizer que a beleza física é importante, poucos são os que ousam expressar tal pensamento, com se fosse um indicador de menoridade intelectual. Pelo contrário, quase todos se apressam a afirmar que a beleza interior é a verdadeira beleza.
Mas pensemos um pouco. A beleza está nos olhos dos que a vêem e sentem, pode ser encontrada num vasto universo, transporta alguma subjectividade, mas todos temos uma ideia de beleza.
Quando observamos uma pintura que nos fascina, ouvimos uma música que nos envolve, lemos um livro que nos agrada, e por que não dizer, vemos pessoas que nos fazem fixar o nosso olhar e despertam a nossa atenção, o que é isto afinal? Beleza. Quem não se deixa atrair pela beleza?

                                                       O Nascimento de Afrodite
O Nascimento de Vénus -Botticelli
 
                                                                                                 
       









 

                                                                                                        Beleza Oculta

1 comentário:

  1. O filósofo diz «A beleza das coisas está na mente de quem as contempla» David Hume
    O povo confirma “ Quem feio ama bonito lhe parece”

    A beleza física agrada aos olhos mas é efémera, precisa de cuidados constantes.
    A beleza interior é genuína, espontânea e eterna e nem todos a conseguem ver, porque para reconhecer este tipo de beleza é preciso ser e olhar de modo diferente.
    Estamos a pensar a beleza do ponto de vista do observador/contemplador. O que pensam da beleza aqueles que a personificam? Como olham para os outros e para si próprios?

    ResponderEliminar