Dia 29 de Fevereiro surge como um dia de certo modo estranho, faz com que o calendário, de quatro em quatro anos, seja acrescido de um dia, aparecendo assim o célebre ano bissexto.
O ano bissexto está relacionado com o movimento de translação da terra, ou seja, o movimento executado pela Terra à volta do Sol.
Ao falar de calendário, torna-se necessário falar do Calendário Juliano que remonta à época do imperador romano Júlio César sendo, posteriormente, substituído, pelo Papa Gregório XIII, pelo Calendário Gregoriano, em 1582.
Vem-me à memória a figura de Galileu Galilei, condenado pelo Tribunal do Santo Ofício, que fo obrigado a renegar publicamente a teoria heliocêntrica, mas que segundo a tradição terá dito"eppur si muove", referindo-se à Terra.
Ouvi na televisão que os Museus Capitolinos de Roma irão acolher, a partir de hoje, a Exposição Lux in Arcana, onde estarão expostos, pela primeira vez, documentos do Arquivo Secreto do Vaticano. Entre eles está o códice do processo de Galileu Galilei.
Não há dúvida que o tempo transforma tudo.
Sem comentários:
Enviar um comentário